sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Depois que comecei a ter essas aulas de Educação Especial, passei a pensar mais nas famílias que convivem com pessoas com algum tipo de limitação e acho q não deve ser nada fácil pra elas, e essa dificuldade aumenta quando as famílias não possuem muita informação a respeito da deficiência e como lidar com ela.Acho que primeiramente essas famílias devem se procurar fontes seguras de informação, a informação que conseguirem de fontes atuais e confiáveis poderá ajudá-las a compreender o que a pessoa com limitação está passando.
Também é necessário procurar um tratamento urgentemente. Em muitos casos, com o tratamento adequado os portadores dessas doenças podem ter uma vida estável e produtiva.
E o que acredito que ajude bastante é manter expectativas realistas. Exigir demais do doente pode ser desanimador. Por outro lado, enfatizar demais as limitações dele pode fazê-lo sentir-se derrotado. Por isso, é preciso ser realista nas expectativas.
E o ponto em questão é MANTER-SE ACHEGADO. Quando tudo o que você diz parece não surtir efeito, fique quieto e escute. Respeite os sentimentos e pensamentos do doente, sem condená-lo. Esforce-se em manter a calma. Você e a pessoa amada se beneficiarão se você simplesmente mostrar que se importa com ela e o fizer de maneira constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário