terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Como melhorar a memória

"A memória tem três estágios: codificação, retenção e recuperação. O cérebro codifica a informação quando a percebe e a registra. Essa informação pode então ser retida e mais tarde recuperada. Ocorre uma falha de memória quando um desses estágios entra em pane.

Existem vários tipos de memória, incluindo sensorial, de curto prazo e de longo prazo. A sensorial é estimulada por meio dos sentidos, como olfato, visão e tato. A de curto prazo, também chamada memória de trabalho, retém pequenas quantidades de informação por curtos períodos. Em resultado disso, podemos fazer contas de cabeça, lembrar um número de telefone o suficiente para poder discá-lo e lembrar a primeira parte de uma frase enquanto lemos ou ouvimos a segunda. Mas como sabemos, a memória de curto prazo tem seus limites.

Se quiser reter informações por tempo indeterminado, terá de usar sua memória de longo prazo. Como fazer isso? Os seguintes princípios serão de ajuda.

Interesse Desenvolva interesse pelo assunto e lembre-se por que precisa aprender sobre ele. Talvez tenha percebido que memoriza informações com mais facilidade quando suas emoções estão envolvidas. Esse fato pode ser de grande ajuda para os estudantes da Bíblia. Quando lêem a Bíblia com o objetivo de se achegar mais a Deus e instruir outros sobre ele, sua memória pode ser consideravelmente aprimorada. — Provérbios 7:3; 2 Timóteo 3:16.

Atenção “A maioria das ‘falhas de memória’ na realidade significa falta de atenção”, disse o livro Mysteries of the Mind. O que pode ajudá-lo a prestar atenção? Mostre interesse e, quando possível, faça anotações. Elas ajudam a mente a se concentrar e permitem que você recapitule a matéria mais tarde."
(http://www.watchtower.org/t/200902b/article_01.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário