sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Será mesmo que Jesus nasceu em
25 de dezembro?

Interessante que em divesras pesquisas que fiz percebi que a bíblia não menciona nenhuma comemoração do aniversário de Jesus, na realidade, não se sabe exatamente em que dia ele nasceu, mas o que pude ter certeza é que ele de forma alguma nasceu no dia 25 de dezembro. Essa minha afirmação é baseada em estudos sobre a região que Jesus nasceu, percebi que lá em dezembro é época de inverno, chove muito e cai neve, por isso, os rebanhos ficavam recolhidos em áreas fechadas. O que quero dizer com isso? A questão é que no evangelho de Lucas 2:8-11 mostra que os pastores estavam vivendo ao ar livre, cuidando de seus rebanhos, com esse detalhe ja podemos ver que a data tradicional para o NATAL, no inverno, é improvável quanto a ser a certa.
O que pude concluir em meus estudos é que o Natal não tem origem bíblica. Tem razões em antigas comemorações pagãs. Algumas enciclopédias (principalmente a New Catholic Encyclopedia) mostram que adoradores do deus Mitra, segundo seus cálculos, comemoravam o 25 de dezembro como o dia do Sol invicto. A fonte citada continua dizendo que o Natal surgiu em uma época em que o culto ao sol era especialmente forte em Roma, cerca de três séculos após a morte de Cristo.
Achei interessante divulgar essas informações sobre essa data tão amada e esperada por muitos, mas ainda pesquisei outras fontes e outros detalhes que comprovam que o 25 de dezembro como sendo o nascimento de Cristo é apenas um mito.




3 comentários:

  1. Interessante sua postagem Mile!

    Não duvido nem "desduvido" das suas pesquisa...pode ser que a data seja apenas simbólica, mas não me importo..Importante que Jesus Nasceu!, né?
    A data é bom para nós que fica como pretexto para tornarmos pessoas mais humanas...

    Depois conversamos mais.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Também achei sua postagem muito interessante Mércia, porém, nao consigo aceitar que para que as pessoas se tornem mais humanas seja necessário uma data específica! As pessoas deveriam fazer isso espontaneamente, e se precisar de um mês, de um dia específico para isso!
    Pense nisso!!!

    ResponderExcluir
  3. È Natalia,mas o fato é que fomos criados em meios a valores físicos, simbólicos, materias imaterias,etc. Concordo com Mércia, Jesus nasceu e pronto. Para quem acredita, 25 de dezembro pode ser sim um dia de reflexão e enquanto a aceitação que você se refere, penso que seríamos mais humanos se aceitássemos os outros da forma que eles são.

    Beijo!

    ResponderExcluir