quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

EDC 287!

Pra falar a verdade logo quando ouvi falar nessa disciplina não tinha noção do que ela iria tratar. No decorrer so semestre fui entendendo sua proposta, tive um pouco de dificuldade no ínicio, devido á eu ter entrado com um devido atraso, visto que, tive problema na matrícula, mas isso não chegou a causar grandes problemas no meu aprendizado.
Engraçado que eu fui apelidada de analfabeta digital por muito tempo, não vou dizer que hoje sou uma especialista na internet e na informática, mas essa dizciplina me deu noções que me motivam a procurar saber mais, e é isso que pretendo fazer, buscar estar sempre coerente com o meu tempo.

Agradeço a professora Bonila por ter proporcionado esses momentos de crescimento pessoal, pode crer que não é puxa-saquismo, mas ela ministrou muito bem durante o semestre. Vejam uma foto que encontrei na net da professora e de uma alunas da UFBA, valeu Pró continue assim gostando do que ensina pra continuar a motivar os alunos.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Como melhorar a memória

"A memória tem três estágios: codificação, retenção e recuperação. O cérebro codifica a informação quando a percebe e a registra. Essa informação pode então ser retida e mais tarde recuperada. Ocorre uma falha de memória quando um desses estágios entra em pane.

Existem vários tipos de memória, incluindo sensorial, de curto prazo e de longo prazo. A sensorial é estimulada por meio dos sentidos, como olfato, visão e tato. A de curto prazo, também chamada memória de trabalho, retém pequenas quantidades de informação por curtos períodos. Em resultado disso, podemos fazer contas de cabeça, lembrar um número de telefone o suficiente para poder discá-lo e lembrar a primeira parte de uma frase enquanto lemos ou ouvimos a segunda. Mas como sabemos, a memória de curto prazo tem seus limites.

Se quiser reter informações por tempo indeterminado, terá de usar sua memória de longo prazo. Como fazer isso? Os seguintes princípios serão de ajuda.

Interesse Desenvolva interesse pelo assunto e lembre-se por que precisa aprender sobre ele. Talvez tenha percebido que memoriza informações com mais facilidade quando suas emoções estão envolvidas. Esse fato pode ser de grande ajuda para os estudantes da Bíblia. Quando lêem a Bíblia com o objetivo de se achegar mais a Deus e instruir outros sobre ele, sua memória pode ser consideravelmente aprimorada. — Provérbios 7:3; 2 Timóteo 3:16.

Atenção “A maioria das ‘falhas de memória’ na realidade significa falta de atenção”, disse o livro Mysteries of the Mind. O que pode ajudá-lo a prestar atenção? Mostre interesse e, quando possível, faça anotações. Elas ajudam a mente a se concentrar e permitem que você recapitule a matéria mais tarde."
(http://www.watchtower.org/t/200902b/article_01.htm)

Você anda estressado?

Ao fazermos uma análise do cotidiano da maioria das pessoas, podemos perceber que o conflito existente entre trabalho e vida é muito mais comum do que se imagina!
De certa forma, a globalização , a tecnologia moderna e uma economia estressante e frenética têm obscurecido a tradicional linha que divide casa e trabalho, ou seja, cada vez mais sentimos dificuldade em separar as coisas do trabalho das coisas da nossa vida particular.
Algumas pesquisas realizadas a cerca desse assunto relacionam longas e irregulares jornadas de trabalho à diversos problemas de saúde, relacionamentos tensos, falta de atenção para com os filhos, entre outras coisas.
Devido ao tempo em que tem havido diversas crises econômicas, a preocupação maior das pessoas está relacionada com um emprego estável que garanta o sustento da família. Mas a vida não pode se resumir a apenas trabalho duro, é necessário que se tenha tempo para a família, recreação, entre outras coisas.
Vamos então galera, deixar o estresse de lado, e buscar relaxar, não deixando, é claro, as responsabilidades de lado, mas sabendo conciliá-las com uma vida saudável.

O jornal não foi vencido!

A todo momento ouvimos falar do quanto a leitura é importante, inclusive para o nosso cérebro, para que ele não fique "parado". Sendo assim, costuma-se incentivar as pessoas, até mesmo os jovens a lerem os jornais. Mas essa leitura se dá de forma incompleta, pois as pessoas apenas lêem apenas o que interessam, separando os cadernos espcíficos dos seus interesses. Porém, escolas estão levando os jornais para as salas de aula, afim de familiarizar o aluno com sua leitura, desenvolvendo a sua capacidade crítica, permitindo aos alunos que conhecerem as aplicações práticas dos conceitos estudados.
Tendo essa visão, algumas escolas estão pedindo para que os alunos levem jornais para a sala de aula, e que estes folheem os mesmos para decidirem o que irão ler. É preciso também que se incentive os estudantes a assistirem os jornais do dia anterior, para que possam discutir em sala, com os colegas, sobre os assuntos selecionados.
Portanto, podemos perceber que os impressos nas salas de aula não estão sendo esquecidos, apesar de todo o avanço tecnológico.
Vamos continuar incentivando nossos alunos a estarem semprelendo jornais, revistas, para se manterem informados e para que consigam desenvolver o seu lado crítico.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

RÁDIO EM SALA!


Ah, também não poderia deixar de falar da rádio na sala de aula. Achei muito legal a apresentação do produto da equipe de rádio, pensei na possibilidade de gravar com as crianças um programa de rádio. Isso com certeza irá mobilizar as crianças a construir textos para o programa, estimular a comunicação, fazer com que elas sejam mais desinibidas e principalmente tenham um espaço no programa para falarem livremente utilizando do seu direito de expressão como mostra o ARTIGO 13°; "este direito compreende a liberdade de procurar, receber e expandir informações e idéias de toda a espécie, sem considerações de fronteiras, sob forma oral, escrita, impressa ou artística ou por qualquer outro meio à escolha da criança." E o rádio na minha opinião pode ser uma forma lúdica de aprender.

Na aula de hoje 07/12 foram apresentados os produtos das equipes; achei todos muito interessantes e o resultado de muito esforço. Muitos de nós não tinhamos a mínima noção de como fazer o produto, mas com a ajuda dos monitores e da professora Bonila pudemos construí-lo. Acredito que esse trabalho nos motivou (pelo menos a mim) a buscar o aperfeiçoamento na utlização dos recursos apresentados durante o semestre. Pude aprender um pouco mais principalmente a construir uma página na web pq foi o produto da minha equipe, mas gostaria muito que as outras equipes pudessem, assim que possível, me ensinar mais a respeito da construção dos outros produtos, principalmente a equipe de impressos que é uma área pela qual me interesso bastante e que quero me aperfeiçoar para utilizar na sala de aula com as crianças na construção de pequenos livros por elas próprias, deixando a aula mais dinâmica, interessante, produtiva e principalmente entrando no sistema de significação das cranças.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Será mesmo que Jesus nasceu em
25 de dezembro?

Interessante que em divesras pesquisas que fiz percebi que a bíblia não menciona nenhuma comemoração do aniversário de Jesus, na realidade, não se sabe exatamente em que dia ele nasceu, mas o que pude ter certeza é que ele de forma alguma nasceu no dia 25 de dezembro. Essa minha afirmação é baseada em estudos sobre a região que Jesus nasceu, percebi que lá em dezembro é época de inverno, chove muito e cai neve, por isso, os rebanhos ficavam recolhidos em áreas fechadas. O que quero dizer com isso? A questão é que no evangelho de Lucas 2:8-11 mostra que os pastores estavam vivendo ao ar livre, cuidando de seus rebanhos, com esse detalhe ja podemos ver que a data tradicional para o NATAL, no inverno, é improvável quanto a ser a certa.
O que pude concluir em meus estudos é que o Natal não tem origem bíblica. Tem razões em antigas comemorações pagãs. Algumas enciclopédias (principalmente a New Catholic Encyclopedia) mostram que adoradores do deus Mitra, segundo seus cálculos, comemoravam o 25 de dezembro como o dia do Sol invicto. A fonte citada continua dizendo que o Natal surgiu em uma época em que o culto ao sol era especialmente forte em Roma, cerca de três séculos após a morte de Cristo.
Achei interessante divulgar essas informações sobre essa data tão amada e esperada por muitos, mas ainda pesquisei outras fontes e outros detalhes que comprovam que o 25 de dezembro como sendo o nascimento de Cristo é apenas um mito.








Nossa amizade é pra sempre

Quero explicitar minha admiração por uma pessoa maravilhosa pra mim; considero a amizade um dos sentimentos mais bonitos e puros que que existe e quero cultivar esse sentimento por você amiga-cunhada pra sempre. Quero que as pessoas vejam alguns dos versos que você fez pra mim, todo mundo precisa ver o quanto é criativa e especial; lá vai:


"De repente nos encontramos
E logo nos identificamos
A vida nos juntou
E tudo se modificou.
De estranhas, a amigas
De colegas a companheiras
E cada dia mais
Nos tornamos parceiras
Não precisa muito
Pra me fazer feliz
Porque eu já solto o riso
Com tudo que diz
Não tem nariz vermelho
Mas parece uma palhaça
Mesmo falando sério
De tudo eu acho graça
Agora nao tem mais jeito
Está tudo definido
Nem vela, nem amiga
Agora sou CUNHADA
Mas a vida é assim mesmo
Peça vive a nos pregar
Já que não tenho outro meio
Vamos comemorar
Pois amizade como a nossa
Ninguém nunca terá!"
De: Naty
Para: Mile

Obrigada amiga, você não sabe o quanto me faz feliz; não tenho a criatividade que tens para escrever algo assim, mas como gosto muito de poesia, dedico a minha linda amiga o poema "AMIGOS" de Vinícius de Moraes. Um trechinho dele diz assim:



"A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor,eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos,enquanto o amor tem intrínseco o ciúme,que não admite a rivalidade.E eu poderia suportar,embora não sem dor,que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Te amo amiga, muito muito.




Tecnologia: benéfica ou prejudicial


Achei interessante essa ilustração que li em uma das edições da revista "Despertai", publicado pelas Testemunhas de Jeová, diz assim:


"um motorista perde o controle do carro e bate num poste, ferindo gravemente um passageiro. Sem demora, ele usa seu celular para pedir socorro. Maa por que ele perdeu o controle do carro? Ele havia se distraído para atender o celular."


Esse exemplo ilustra que a tecnologia moderna pode ser benéfica ou prejudicial, dependendo de como a usamos, por isso é fundamental que tenhamos responsabilidade ao fazermos uso desses novos adventos; o uso excessivo e indevido da tecnologia pode causar danos mentais e físicos. Portanto, vamos usar sim esse meio de facilitar as nossas vidas que é a tecnologia, mas que usemod com muita responsabilidade pra ninguém sair prejudicado.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ser professor (Miriam Salles)

Achei bem legal as palavras de Miriam com relação ao professor de hoje:

"Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informção em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber - não o dado, a informação, o puro conhecimento - porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindí­veis." (Miriam Salles)

Sei que ser professor é uma tarefa muito difícil, mas essa profissão me encanta por todos motivos alistados acima e principalmente pelo fato de trabalharmos na perspectiva de tranformação para melhor de algo, são histórias de vida que estão envolvidas e pra mim não há nada melhor do que contribuir para a transformação di vidas, é isso que eu quero pra mim.
Depois que comecei a ter essas aulas de Educação Especial, passei a pensar mais nas famílias que convivem com pessoas com algum tipo de limitação e acho q não deve ser nada fácil pra elas, e essa dificuldade aumenta quando as famílias não possuem muita informação a respeito da deficiência e como lidar com ela.Acho que primeiramente essas famílias devem se procurar fontes seguras de informação, a informação que conseguirem de fontes atuais e confiáveis poderá ajudá-las a compreender o que a pessoa com limitação está passando.
Também é necessário procurar um tratamento urgentemente. Em muitos casos, com o tratamento adequado os portadores dessas doenças podem ter uma vida estável e produtiva.
E o que acredito que ajude bastante é manter expectativas realistas. Exigir demais do doente pode ser desanimador. Por outro lado, enfatizar demais as limitações dele pode fazê-lo sentir-se derrotado. Por isso, é preciso ser realista nas expectativas.
E o ponto em questão é MANTER-SE ACHEGADO. Quando tudo o que você diz parece não surtir efeito, fique quieto e escute. Respeite os sentimentos e pensamentos do doente, sem condená-lo. Esforce-se em manter a calma. Você e a pessoa amada se beneficiarão se você simplesmente mostrar que se importa com ela e o fizer de maneira constante.

É realmente perigoso namorar pela Internet?

Eu sempre achei que namoro pela internet não tem futuro, pode até ter suas excessões, mas de uma forma geral é muito arriscado devido àqueles que se aproveitam para enganar a quem não veem.
Os romances pela internet podem se desenvolver rapidamente, mas em geral terminam quando a realidade vem à tona; ainda assim, há algo mais preocupante do que um simples desapontamento. Namorar dessa forma pode colocar você em sério perigo — em sentido físico e emocional.
Infelizmente há notícias de que predadores sexuais adultos fingem ser jovens enquanto rondam a internet em busca de presas jovens.
Um artigo de um jornal que li na internet também mencionou que 1 em cada 33 jovens, entre 10 e 17 anos, foi “assediado agressivamente” por meio de conversas pelo computador. Isso me assustou muito, é verdade que nem todas as pessoas que conhecemos pela internet são predadores perigosos, mas o risco está aí pra todos, por isso não participo de salas de bate-papo, talvez esteja sendo extremista, mas sigo aquele ditado "é melhor prevenir do que remediar".

Por que preciso ler?

Interessante que muitas pessoas, principalmente os jovens, nessa era digital não estão se interessando para ler, preferem ver TV ou ficar no computador, talvez achem que ler um livro ou mesmo um artigo numa revista é mais ou menos como tomar um remédio: você sabe que é bom, mas prefere evitá-lo.
É óbvio que ler pode ser um desafio. Mas será que vale a pena o esforço? Que benefícios podemos tirar da leitura?
Pra mim, por exemplo, ler aumenta meu conhecimento, e isso me deixa mais confiante ao conversar com as pessoas.
Pra que nossa leitura seja mais proveitosa seria interessante tentar:
- Relacionar o texto com outras coisas que leu.
- Relacione o texto com você mesmo.
- Relacione o texto com o que está ao seu redor.
Seguir esses passos pode nos ajudar a ter mais prazer na leitura e ter mais atenção ao ler.
Ler é bom demais galera, vamos ler muuuuuuuito.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Você pode aprender outro idioma!










Para as crianças é muito mais fácil aprender um idioma novo, para os adultos é mais difícil ,mas não impossível.



Para um adulto que tem uma vida atarefada e deseja aprender outra língua é imprescindível te:

  • HUMILDADE

  • PACIÊNCIA

  • ADAPTABILIDADe

A “humildade é essencial”. Você tem de deixar um pouco de lado seu orgulho e suas preocupações sobre dignidade, se quiser progredir. Não se leve muito a sério. Se você nunca comete erros, é porque não está tentando falar o suficiente na nova língua. Não fique aborrecido se outros dão risadas de seus erros. Em vez disso, ria junto com eles.

Os adultos precisam ser "pacientes" visto que, aprender um novo idioma pode levar muito tempo. Além disso, por causa de sua vida atarefada, isso muitas vezes significa colocar outras atividades em segundo plano.

Visto que aprender um novo idioma muitas vezes significa aprender uma nova cultura, é bom ser "adaptável" e ter a mente aberta. Tente fazer amizade com pessoas que falam a língua que você está aprendendo e passe tempo com elas.

Quanto mais estudar e, ainda mais importante, quanto mais usar o idioma, mais rápido será seu progresso. Temos várias ajudas disponíveis para auxiliar no aprendizado de um idioma. Elas incluem livros, gravações, cartões de memorização, etc. Estamos com as cartas na manga galera, agora é só mãos à obra.

Você tem medo dos mortos?


Muitas pessoas tem medo dos mortos, isso é até comum, minha mãe, por exemplo, diz que quando era jovenzinha e alguém morria no interior ela se escondia embaixo da cama por dias. Já eu, nunca tive medo dos mortos porque aprendi desde cedo que eles não influenciam em nada em nossas vidas.

Muitos acreditam que o espírito dos mortos podem voltar pra prejudicar os vivos, em Benin, na África Ocidental, muitos crêem que os mortos podem voltar para matar outros membros de sua própria família. As pessoas vendem seus bens ou se endividam para pagar sacrifícios de animais e cerimônias que visam apaziguar parentes falecidos. Alguns praticam o espiritismo, que inclui a idéia de que uma parte espiritual dos humanos sobrevive à morte e pode se comunicar com os vivos. E o que será que realmente acontece?

É importante saber que a bíblia classifica a morte como um estado de inconsciência total, um sono profundo, no qual, a pessoa não é capaz de fazer absolutamente nada e que qualquer manisfestação de espíritos não parte de forma alguma de Deus. Aprendi dessa forma e por isso não tenho medo algum dos mortos.

Valeu Galera!!!!!!!

Passando só pra agradecer a todos que me ajudaram nesse semestre, a todos que sofreram junto comigo, àquelas que perderam noite ao meu lado, resumindo a todos e todas que participaram de alguma forma nesse meu quarto semestre de curso, me ajudando a concluir de forma satisfatória as matérias, me motivando quando queria relaxar, me impulsionando pora fazer o melhor e me mostrando que na vida nada se faz sozinho, as nossas conquistas não são nossas, mas primeiramente dos nossos familiares juntamente com os nossos amigos que tanto nos querem bem. Por isso agradeço a todos vocês por mais essa etapa em minha vida, ainda não sei se passei em todas as matérias, mas agradeço pelo esforço e motivação de todos.
Beijos com carinho!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009



Ow povo estressado


Vocês sabiam que 75% a 90% das consultas com clínicos gerais devem-se a problemas relacionados com o estresse? Pois é, achei interessante uns dados que vi em um artigo de pesquisa que diz que, segundo a Liga Nacional dos Consumidores, “entre os adultos estressados que enfrentam problemas, o trabalho é a causa principal de estresse (39%), seguido da família (30%). Algumas outras causas são: saúde (10%), preocupação com a situação financeira (9%), com conflitos internacionais e com o terrorismo (4%)”. Isso me fez pensar sobre o quão insatisfeitas estão as pessoas em seus ambientes de trabalho, será que exercem tal função por falta de opção, ou trabalham simplesmente pq tem uma boa remuneração e esquecem do prazer de trabalhar? Pra falar a verdade eu não sei, só sei que esse estresse exacerbado não faz nem um pouco bem, muito pelo contrário, pode causar doenças graves. Por isso pessoal que o meu recado de hohe é pra todo mundo ficar bem calminho e deixar o estresse de lado, procurar fazer o que realmente gosta e procurar ver sempre o lado bom das coisas. Sejam felizes.


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Olá queria somente externar a minha admiração pelo site das Testemunhas de Jeová, ao contrário do que muitos pensam que só vão encontrar coisas relacionadas a religião e bíblia, o site traz assuntos muito interessantes e curiosos.
Um tema que li essa semana e achei bem legal foi referente à nossa memória, como melhorá-la.
“A memória enriquece nossa vida. Sem ela não teríamos um senso de continuidade, e todas as manhãs estaríamos vendo um estranho no espelho. Os dias e eventos ficariam isolados; não teríamos como aprender do passado nem antecipar o futuro.” — “MYSTERIES OF THE MIND” (Mistérios da Mente).
Esse artigo traz a experiência de um famoso maestro italiano Arturo Toscanini, que foi “descoberto” aos 19 anos quando teve de substituir outro regente. Apesar da visão fraca, ele conseguiu reger de cor a inteira ópera Aida!
Essas façanhas talvez nos surpreendam. Mesmo assim, a maioria das pessoas tem potencial para lembrar muito mais do que acham ser capazes. Você gostaria de aprimorar sua memória? Quando puderem nao deixem de conferir esse link: http://www.watchtower.org/t/200902b/article_01.htm.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Está sendo muito complicado está postando aqui, pois como todos sabem, é final de semestre, e como manda o figurino, todos os professores deixaram tudo para cima da hora...mas enfim, aqui estou eu...
Estamos nos preparativos para apresentar o seminário...está uma correria só...

Tenho conversado com pessoas de outras turmas sobre como estão os preparativos delas para as apresentações, e algumas até já apresentaram, e gostaram do resultado. Temos que combinar que os temas selecionados fora bem interessantes, contribuindo para um bom desempenho da turma...
O tema da minha equipe é sobre Educação e internet. Sendo assim, tenho feito algumas pesquisas, e encontrado materiais bem interessantes.


"O seu emprego na educação é também uma faca de dois gumes. Pode servir de instrumento para permanência da atual realidade do ensino brasileiro ou ser a porta de entrada para a revolução educacional que tanto se deseja; tornando ferramenta para uma prática pedagógica democrática, construída a partir do trabalho conjunto entre professores, alunos e toda a comunidade escolar, visando uma educação eficiente e responsável pela construção de cidadãos conscientes, capazes de lutar por seus direitos e de cumprir para com seus deveres.
Os usuários da Internet têm nas mãos a mais rápida e atualizada biblioteca do mundo, contudo se é a mais indicada depende de como os seus pesquisadores a usam, pois se for explorado todo o seu potencial e este revertido em favor da ação educativa, como pesquisas, visitas virtuais a museus, cidades distantes, grandes centros urbanos, locais impossíveis de serem visitados pela maioria de nossas crianças, esta tornará uma grande aliada do professor na tarefa de revolucionar nosso modo de educar, mas, para que isso ocorra é necessário que os profissionais de educação estejam preparados para utilizar de modo benéfico a poderosa invenção deste fim de século." ( http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/vera_brito.htm)

São pensamentos deste tipo que iremos apresentar no nosso seminário, tentando mostrar o quanto a internet pode ser útil no aúlio do ensino-aprendizagem, mas que se mal utilizada, pode faz um mal muito grande.
Vamos seguir esses dias, mantendo esse pensamento e sempre buscando conhecimentos novos.
Conto com a colaboração de vocês.

Preparativos

Está sendo muito complicado está postando aqui, pois como todos sabem, é final de semestre, e como manda o figurino, todos os professores deixaram tudo para cima da hora...mas enfim, aqui estou eu...
Estamos nos preparativos para apresentar o seminário...está uma correria só!
Tenho conversado com pessoas de outras turmas sobre como estão os preparativos delas para as apresentações, e algumas até já apresentaram, e gostaram do resultado. Temos que combinar que os temas selecionados fora bem interessantes, contribuindo para um bom desempenho da turma...
O tema da minha equipe é sobre Educação e internet. Sendo assim, tenho feito algumas pesquisas, e encontrado materiais bem interessantes.


"O seu emprego na educação é também uma faca de dois gumes. Pode servir de instrumento para permanência da atual realidade do ensino brasileiro ou ser a porta de entrada para a revolução educacional que tanto se deseja; tornando ferramenta para uma prática pedagógica democrática, construída a partir do trabalho conjunto entre professores, alunos e toda a comunidade escolar, visando uma educação eficiente e responsável pela construção de cidadãos conscientes, capazes de lutar por seus direitos e de cumprir para com seus deveres.
Os usuários da Internet têm nas mãos a mais rápida e atualizada biblioteca do mundo, contudo se é a mais indicada depende de como os seus pesquisadores a usam, pois se for explorado todo o seu potencial e este revertido em favor da ação educativa, como pesquisas, visitas virtuais a museus, cidades distantes, grandes centros urbanos, locais impossíveis de serem visitados pela maioria de nossas crianças, esta tornará uma grande aliada do professor na tarefa de revolucionar nosso modo de educar, mas, para que isso ocorra é necessário que os profissionais de educação estejam preparados para utilizar de modo benéfico a poderosa invenção deste fim de século." ( http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/vera_brito.htm)

São pensamentos deste tipo que iremos apresentar no nosso seminário, tentando mostrar o quanto a internet pode ser útil no aúlio do ensino-aprendizagem, mas que se mal utilizada, pode faz um mal muito grande.
Vamos seguir esses dias, mantendo esse pensamento e sempre buscando conhecimentos novos.
Conto com a colaboração de vocês.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Essas foram criações minhas no INKSCAPE, amei ter explorado um pouco essa ferramenta, engraçado que sempre tento fazer imagens diferentes e interessantes no Paint, mas é a primeira vez que realmente me sentiu realizada com uma criação. Gosto muito de dar cartõesinhos, mas eu compro pra dar, de agora em diante vou fazê-los é claro, essa imagem da flor ao lado por exemplo, eu vo fazer um cartão bem bonito pra minha mãe e tenho certeza que ela dará muito mais valor por ser uma criação minha. Estou realmente muito satisfeita com essa descoberta do INKSCAPE, a partir de agora não compro mais cartão.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PIRATARIA:
Certo X Errado

Existe uma grande polêmica referente a este assunto em nossos dias; muitos acreditam que a pirataria é um crime e quem a faz deve ser punido como qualquer outro criminoso, estes defendem que: a pirataria se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, de marca ou ainda de propriedade intelectual e de indústria, portanto quer pela cópia de uma obra anterior, quer pelo uso indevido de marca ou imagem com infração deliberada á legislação que protege a propriedade artística, intelectual, industrial, etc.
Os defensores da pirataria afirmam que esta é forte por causa do alto preço do produto em lojas. Pessoas de baixa renda que não comprarem o produto pirata não vão comprar o produto original. Mas a música é universal, digo até necessária para o ser humano, porém hoje, se encontra presa nas grandes corporações fonográficas. Por que estas industrias não mostram sua planilha de custos para podermos calcular o quanto estão lucrando? Mas podemos começar por um ponto, que é a venda final ao consumidor.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O que é um Software Livre? Pra falar a verdade eu só havia ouvido este termo, mas não tinha noção alguma do que se tratava.
Após meu primeiro contato com materiais que abordam o conceito de Software Livre pude obter algumas noções, tais como:
  • O Software corresponde a qualquer programa de computador, um programa que realiza funções e é geralmente desenvolvido por programadores que utilizam linguagens de progamação para construí-lo;
  • O Software por não ser físico, pode ser duplicado e armazenado em disquetes, cds, discos rígidos (HD). Sua cópia pode ser transportada de um computador para o outro, desde que estejam conectados em rede;
  • O Software é o produto final de um processo de sistematização de idéias, escrita, codificada ou traduzida para o entendimento da máquina;
  • O Software é criado e pode ser livre ou proprietário;
  • O Software Livre caracteriza-se pelo seu caráter de desenvolvimento colaborativo, este é orientado pelas quatro liberdades: liberdade de uso para qualquer finalidade, liberdade de estudar o software completamente, liberdade de alterar e melhorar o software e a liberdade de distribuir as alterações que foram feitas. Todos tem a liberdade de usar, copiar, modificar e contribuir, todos participam de todas as partes do processo de desenvolvimento do software;
  • O Software Proprietário é um programa fechado, pois seu código de acesso denominado de código fonte que permite a participação no desenvolvimento e alteração do Software, este é escondido como segredo comercial, ou seja, o usuário recebe o programa, mas não pode modificá-lo;
O Software Livre surgiu para nos libertar desse manopólio existente a tanto tempo em que compramos um pacote pronto e não temos direito algum de contestar o que foi construído.
Com o advento do Software Livre, qualquer passoa no mundo que tenha acesso ao código fonte pode alterar o programa, e esta alteração é rapidamente analisada por milhares de pessoas distribuídas em todo o mundo que são responsáveis por tal análise.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dilúvio de informações!

O que seria um dilúvio de informações? Pode parecer estranho, mas é o que vem acontecendo já a algumas décadas; por meio da Internet temos acesso a um mundo de informações de todos os tipos e para todos os gostos. Com o advento dessa tecnologia não existem mais detentores do conhecimento que são responsáveis pela transmissão desse, nessa sociedade em que vivemos existem informações que circulam a todo tempo e que está acessível a todos aqueles que a buscam movidos pela sua motivação.
Durante a aula de hoje surgiu uma discussão em sala, na qual, foi abordada a questão da linearidade na transmissão de conhecimentos dentro de uma escola, será que numa aula de informática deve-se trabalhar com as crianças apenas com jogos educativos, ou podemos apresentar o que realmente a Internet nos oferece? São as crianças seres incapazes de filtrar as inúmeras informações que são oferecidas? Se são, quando elas se tornam seres capazes? Existe uma idade pré-estabelecida para isso? Estas são questões que surgem quando separamos o mundo virtual do real e tentamos privar as crianças de conhecer este outro mundo por achar que não lhe seria próprio. Eu não acredito nessa divisão de mundos, existe apenas um mundo e este é o que estamos inseridos, tudo que há nele é real, e eu como futura pedagoga que estarei atuando muito em breve numa sala de aula, pretendo orientar os meus alunos a se posicionarem neste mundo que vivemos de acordo com a sua motivação.